Seja muito bem-vindo!

Nosso site, inicialmente foi lançado através do blogger intitulado: "Conselho e Psicanálise" e existe desde o mês de março do ano de dois mil e doze. Atualmente, segue com o mesmo nome do site.

Nossa intenção permanece a mesma: levar ao público, explicações que muitas vezes foram restritas aos profissionais da saúde, com o desejo de agregar informação, conhecimento, conteúdo e pesquisa, além de promover o contato entre vários grupos sociais, profissionais e estudantes. Tudo de maneira clara e mais objetiva possível.

O site, nos dá a liberdade de explorar um número maior de oportunidades, permitindo assim, expressões técnicas ou não, para que, tanto estudantes, professores e profissionais, como o público de forma geral, possa interagir e deixar a sua importante contribuição para o aprendizado.

Será levado em conta, todo o direito legal que cada colaborador tem sobre sua propriedade intelectual, sendo devidamente citada a biografia dos autores, anexada ao sistema de pesquisas e bibliografia das referências autorais.

Você terá a oportunidade de se manter informado sobre fenômenos e fatos decorrentes à vida humana, como os exemplos que se mostram a seguir: 

  • Por que a depressão é uma doença capaz de levar um indivíduo à morte? Quais os principais sintomas e prevenção?
  • O meu irmão ou a minha irmã, sempre muda de humor rapidamente e isso está me deixando confuso (a), o que fazer quanto a isso? 
  • Às vezes, me sinto diferente, afastado (a) do mundo, isolado (a) de tudo e de todos. Outras vezes, queria fugir para algum lugar distante. Seria este meu comportamento uma situação normal?
  • Durmo tanto, que nem dou conta disso, mas no final, acabo me sentindo bem assim. O que está de fato acontecendo comigo? Ando muito sobrecarregado (a) ou há algum outro motivo para sentir tanto sono?
  • Sou uma pessoa muito ansiosa, e embora não aparente, o que ninguém sabe, é que as minhas noites de sono levam em torno de três a quatro horas apenas. Eu penso tanto à noite, que quando me assusto, o tempo passou rápido, e percebo que já está amanhecendo. O que fazer diante destas minhas observações? O que de fato está acontecendo comigo? Como mudar este comportamento, que aparentemente me faz trocar o dia pela noite?
  • Sempre costumo passar por cima dos desafios, isso seria bom ou ruim? Seria em função do meu temperamento espontâneo e decidido, ou porque posso estar "varrendo a sujeira para debaixo do tapete", como costuma-se dizer por aí? Será que tenho medo de encarar os meus problemas? Ando evitando vínculos mais fortes e relacionamentos mais duradouros?

Perguntas como essas, fazem parte da vida de um número cada vez maior de pessoas. Elas vão tentando sobreviver no mundo, ao mesmo tempo dinâmico, hábil e solitário, cada vez mais aquém da presença do “outro”.

Respostas para essas e outras possíveis perguntas, também poderão ser respondidas aqui, em nosso site, basta apenas entrar em contato e deixar suas observações e a sua participação.

Nosso espaço, dialoga com a razão, com as emoções e com a fé. Tratamos de conceitos e pensamento que envolvam a crença, que fale principalmente da psicanálise e do pensamento teológico. Permite a elaboração de textos e artigos que irão dar luz a questões do dia a dia, num diálogo aberto, simples e de fácil compreensão.

Algumas vezes, será necessário usar linguagem acadêmica, na finalidade de promover reflexões mais profundas. Outras, falaremos de maneira clara, simples e transparente.

Em nosso site, há espaço para fóruns e debates abertos ou fechados, envio de e-mails e diálogo com o público.

Nós, profissionais da área da saúde e das humanas, discutiremos perguntas feitas para o site e colocaremos em pauta, exemplos de caso, usando pseudônimos e mantendo a política ética, direcionando as discussões sobre fóruns fechados.

Seja estudante de psicanálise ou de outro campo do saber científico, você está automaticamente convidado a nos ajudar no crescimento e desenvolvimento deste projeto e contribuir com as suas observações, deixando aqui o seu recado.

Nosso site é livre para a leitura e para que você possa passar por aqui e queira participar dele conosco. Esteja ciente, portanto, que, cada artigo, pergunta e estudo de caso, será previamente avaliado pela banca diretora, por se tratar do humano, como nosso objeto de pesquisa e do saber, e isso, certamente nos inclui.

Nosso principal objetivo, está na construção de um diálogo possível entre a espiritualidade, a razão e as emoções do ser humano. Isso agrega, reitero, cada um de nós, indiferentemente do que acredita, perceba ou idealize no mundo através de sua forma de enxerga-lo.

José A. Nogueira

___________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia também: "Palavra do Autor".